quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Olá ao Mundo :)

Olá, o meu nome é Bruno Fonseca e sou um estudante Português. Sou do Porto, mas estudo em Lisboa. Estou a concluir o curso de Antropologia.
Sempre gostei muito de Ficção Cientifica e de História até que há uns anos descobri o "universo" da "História Alternativa" ,ou seja, um subgénero emergente de ficção cientifica que consiste em imaginar como teriam sido as coisas se a História nos seus diversos pontos de viragem tivesse seguido outro rumo. Por vezes isto mistura-se com a possibilidade da existência de Universos Paralelos. Após muitas pesquisas na net e a leitura de muitos livros resolvi eu próprio escrever sobre esta temática e o resultado é o meu livro "Fachoda - Contos de Histórias Alternativas" cujo link podem ver ao lado. Também está disponivel no Amazon.com.
O preço em euros é cerca de 4,65 euros para a versão virtual e de 15,53 euros para a versão impressa (livro mesmo).
Aguardo comentários, criticas construtivas e claro espero fazer amizades :)

Agora a sinopse do meu livro:

Será a nossa realidade a única realidade? A nossa História a única que existe? E se houver dimensões/universos paralelos ao nosso onde eventualmente as coisas se tenham passado de modo diferente? É sobre essa possibilidade que este livro se debruça. Imaginar “o que poderia ter sido” consiste num novo e emergente subgénero da ficção cientifica chamado “História Alternativa”. È precisamente isso que faço neste livro, em especial quanto à Crise de Fachoda:
A Inglaterra e a França sempre foram aliadas ao longo de todo o século XX. Lutaram do mesmo lado e estiveram do lado vencedor nas 2 guerras mundiais. Estiveram sempre juntas (com poucas divergências pelo menos) do mesmo lado na Guerra-Fria e por fim juntas na União Europeia. È pois difícil imaginar e compreensível que muita pouca gente saiba que em finais do século XIX , mais precisamente em 1898 as duas nações estivessem estado a um triz da guerra! Foi a Crise de Fachoda. Contudo no nosso mundo os franceses acabaram mesmo por ceder e em troca receberam direitos sobre Marrocos. Esta foi pois a ultima crise entre Inglaterra e França iniciando-se a partir daqui a “Entente Cordiale” entre os dois países que dura desde essa altura até aos dias de hoje.
Mas as coisas poder-se-iam (e quase estiveram) dado de outra forma, a França podia não ceder o que provocaria uma guerra com a Inglaterra que podia ter graves consequências e alterar todo o século XX. Mesmo o mundo actual poderia ser muito diferente daquele em que vivemos...
Mas embora esta temática seja a principal exploro outras também: e se Portugal nunca tivesse existido? E se os comunistas e não os nazis tomassem o poder na Alemanha dos anos 30? E se Rasputin sobrevivesse ao assassinato e se tornasse mais tarde ditador na Rússia? Só para dar alguns exemplos .
Divirtam-se 
Bruno Fonseca

10 comentários:

  1. Adorei o teu blog Bruno, está uma obra prima tal como o teu livro, és fantástico, tens mesmo muito talento.

    Um grande abraço do teu irmão de coração MIGUEL.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo,
    parabens pelo blog e Livro :-)

    Posso deixar uma sugestão?
    No proximo livro, escreve ficção acerca de um futuro provável da humanidade.
    uma cena futurista, estilo Dan Brown :)

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Já há um livro sobre isso muito bom até
    "A short History of the Future" :) que está no amazon :)
    Mas sim é um caso para pensar.
    Obrigado pela sugestão e quando puderes ve os meus videos do youtube (sim já lá está outro) :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O teu blog está cada vez melhor Bruno, tenho vindo aqui todos os dias, és um espectáculo.


    Um abraço do teu grande amigo Miguel.

    ResponderExcluir
  5. Amei o video dos gatinhos Bruno são muito fofinhos, ah o teu canal no Youtube é muito bom, aqueles 4 gatos são lindos.

    Um abraço do teu grande amigo MIGUEL

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Bruno.

    Sou do Brasil, e pesquisando sobre obras de história alternativa na internet me deparei com o seu livro. Gostei da sinopse e já o encomendei para mim. Quero lê-lo.

    Também adoro a temática do "E se..." dos livros de história alternativa. É um dos meus subgêneros prediletos de FC (o outro são as viagens no tempo).

    Abraços, e longa vida literária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá só agora vi o seu comentário, obrigado pelo interesse no meu blog :)

      Excluir
  7. Foi assim que tudo começou há 8 anos Bruno, estou tão feliz por o teu blog fazer 8 anos .


    Um abraço .

    ResponderExcluir
  8. Foi neste post que nasceu o teu blog que é muito mas mesmo muito fixe.

    Adoro o primeiro post do teu blog.


    Parabens mais uma vez.


    Um abraço.

    ResponderExcluir